sábado, 15 de agosto de 2009

Menos burocracia: mais cidadania ?

Brasília, 12/8/2009 – A partir de agora, o cidadão comum será tratado com menos formalidades pelo Governo Federal na hora de resolver assuntos burocráticos, ao ser dispensado de apresentar um número excessivo de documentos. Os detalhes dessa nova postura estão previstos no Decreto Presidencial de nº 6.932, publicado nesta quarta-feira, 12 de agosto, no Diário Oficial da União.

A idéia central do decreto é reduzir ou eliminar procedimentos desnecessários e supérfluos e organizar a administração federal para agir de forma integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos que digam respeito ao Governo Federal.

Com isso, o Poder Executivo espera aperfeiçoar a interação com a população, priorizando nas relações com o cidadão a presunção de boa-fé, além de facilitar o dia-a-dia dos brasileiros com menos burocracia.

Contribuição de José Sérgio, 5o semestre de Administração da F2J

4 comentários:

  1. A matéria pode ser lida na íntegra em
    http://www.planejamento.gov.br

    ResponderExcluir
  2. Max Weber defendia em sua teoria – Teoria da Burocracia – a divisão do trabalho, regida por normas e regulamentos, estabelecida pelo princípio da hierarquia com completa previsibilidade do funcionamento, como uma forma de se alcançar a eficiência.

    Mas, o que NÓS encontramos no setor público são as disfunções da burocracia. Pessoas que se aproveitam da legalidade dos procedimentos adotados para dificultar alguns serviços. Por isso, quando tratamos da burocracia temos a sensação de um sistema ruim.

    Acredito que será difícil acabar com a “burocracia no setor público”, mas também aposto na tecnologia para a melhoria e acessibilidade dos serviços fornecidos pelo estado. A internet é o canal de comunicação direta que nós temos com o estado.

    Essa ideia do Governo Federal, de reduzir os procedimentos como forma de facilitar o dia-a-dia dos brasileiros, é uma boa e espero que se concretize.

    Caroline Dantas (F2J - 5º semestre de Adm)

    ResponderExcluir