domingo, 30 de agosto de 2009

Criminosos "caçam" vítimas usando Facebook e Twitter

Devido à proximidade do feriadão de 07 de setembro, considerei importante postar essa notícia. Nada de divulgar os planos de viagem nas redes sociais..
28/08/2009 - 16h36
Criminosos "caçam" vítimas usando Facebook e Twitter
Publicidade

da Reuters, em Sydney

Os usuários do Facebook mais entusiasmados com a chegada do feriado ou com um aparelho de alta tecnologia recém-comprado podem não apenas estar contando aos amigos, mas também a potenciais assaltantes, alertou uma seguradora nesta sexta-feira (28).

Um pesquisa com 2.092 usuários de mídia social, realizada pela empresa britânica Legal & General, descobriu que quase quatro a cada dez pessoas que utilizam sites de rede social, ou 38%, publicam detalhes de planos para o feriado. Outros 33% revelam informações sobre um final de semana fora de casa.
Gerald Herbert -23.jun.03/AP

Excesso de informações em redes sociais podem estimular crimes, segundo informou um relatório feito por empresa de segurança

"Juntamente com a descoberta de que uma proporção alarmante de usuários está preparada para ser contato de pessoas que na verdade não conhecem, isso apresenta um sério risco à segurança da casa e dos pertences do indivíduo", afirma a seguradora.

Em um relatório intitulado "O Criminoso Digital", a Legal & General informa que as pessoas usam sites de mídia social para se conectar com outras que são essencialmente desconhecidas, o que pode fornecer informação vital para potenciais ladrões.

Para testar quão rapidamente as pessoas aceitam "amigos" on-line, a pesquisa, conduzida pela Opinion Matters, envolveu o envio de cem solicitações a estranhos selecionados por acaso.

Dentre o total, uma proporção de 13% aceitou o convite no Facebook e 92% no Twitter, sem qualquer checagem.


Mas além destes novos "amigos", o levantamento descobriu que 64% daqueles com idade entre 16 e 24 anos compartilham seus planos para o feriado.

Segundo a pesquisa, homens são bem relaxados sobre dar informações on-line: 13% inclui o número do celular no perfil, contra 7% das mulheres. Quase 10% deles também divulgou o endereço, enquanto apenas 4% das mulheres o fizeram.

"Essa reação pode resultar em um completo estranho obtendo detalhes sobre interesses, localização e movimentos da pessoa dentro e fora de casa", sustenta a Legal & General.

Nenhum comentário:

Postar um comentário