sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Windows 7 não é tão verde assim - INFO Online - (22/10/2009)

SÃO PAULO – A necessidade de combinar o Windows 7 com equipamentos mais modernos pode acabar com o benefício ambiental anunciado pela Microsoft.

Segundo a empresa, o sistema de gerenciamento fornece uma plataforma que reduz o consumo e ajuda a diminuir gastos de energia.
Leia também:

A Microsoft não divulgou números específicos de quanto seria essa economia, mas afirma que o software oferece mais opções aos consumidores conscientes. Por exemplo, seria mais fácil ajustar o brilho da tela. Os profissionais de TI também conseguiriam gerar relatórios para gerenciar melhor os gastos.

A ausência de números reais de economia é justa, afinal, os gastos dependem muito da interação entre o hardware e o software. Segundo divulgado pela própria empresa, “a maior eficiência de energia requer investimentos em plataformas inteiras, e não apenas no hardware ou sistema operacional. O Windows 7 pode ter um impacto na eficiência de energia da plataforma, mas dispositivos anexos, aplicativos e outras extensões da plataforma geralmente tem um impacto geral maior”

O sistema aproveitaria melhor os recursos de novos processadores, que economizam mais energia para executar algumas tarefas. A troca do hardware em empresas, mesmo que na substituição por sistemas mais “ecológicos” e que reduzam as emissões de carbono, são os principais responsáveis pela emissão de carbono. Estudos mostram que mais de 80% das emissões são resultados da fabricação em si, e não do uso.

Se o benefício ambiental do Windows 7 envolve a compra de novos equipamentos, a troca de software, pelo menos para o meio ambiente, pode não ser tão positiva assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário