terça-feira, 6 de outubro de 2009

ONU diz que Brasil precisa acelerar o passo para melhorar IDH

Vejam notícia abaixo. Ainda estamos abaixo de países da América Latina, como: Argentina, Cuba, Venezuela, Chile, Uruguai....
A lista completa pode ser vista em
http://www.gp1.com.br/noticias/brasil-fica-em-75-lugar-no-ranking-do-idh-veja-lista-104419.asp]
Bom, ainda temos muito o que acelerar em Desenvolvimento Humano.


A ONU divulgou nesta segunda-feira o Índice de Desenvolvimento Humano, de 2007. O IDH serve de indicador para medir o bem-estar em 182 países. O Brasil ficou na posição de número 75.

Vladimir Netto Brasília, DF


A estrutural e o Lago Norte são dois bairros de Brasília separados por poucos quilômetros e muitas diferenças nos indicadores sociais. Na estrutural, a mortalidade infantil é de 15 para cada mil nascimentos. No Lago Norte, dez.

Essa desigualdade ajuda a explicar o que falta para o país melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano, criado pela ONU com base em dados de saúde, educação e qualidade de vida.

No estudo da ONU, o IDH brasileiro subiu: de 0,808 para 0,813. No ranking mundial, o país ocupa a posição 75ª, cinco abaixo de onde estava no ano passado. O primeiro lugar da lista é a Noruega, seguida por Austrália e Islândia. Os piores IDHs estão em Serra Leoa, Afeganistão e Níger.

Para a ONU, o Brasil vem melhorando nos últimos anos, mas num ritmo muito lento. É preciso acelerar o passo e isso significa trabalhar um conjunto de políticas públicas, que vão desde a transferência de renda até mais investimentos em saúde e educação, porque está tudo interligado.

Um dos indicadores mais importantes é a expectativa de vida que está diretamente ligada à mortalidade infantil, mas também tem a ver com educação. De acordo com a ONU, a taxa de mortalidade entre os filhos de mães analfabetas no Brasil chega a 119 para cada mil nascimentos, índice pior do que o de muitos países da África.

"O bem estar das populações ele não depende apenas da renda, ele não depende apenas do salário, do nível de emprego, ele depende de como isso é traduzido em bem estar direto das pessoas se elas podem viver mais, se elas tem reconhecimento, se são capazes de ler", explica o economista da PNUD, Flávio Comim.

Fonte:http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1330642-16021,00-ONU+DIZ+QUE+BRASIL+PRECISA+ACELERAR+O+PASSO+PARA+MELHORAR+IDH.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário