sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Rio 2016: o posicionamento digital




Além das diversas manifestações pró Rio 2016, brasileiros criam números gigantescos no mundo virtual.
A cidade do Rio de Janeiro foi eleita, no último dia 2 de outubro, a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional. E os brasileiros fizeram bonito na torcida, as maiores redes sociais do mundo apresentaram diversas manifestações que legitimam o brasileiro como um dos usuários mais ativos do mundo.
Na data da escolha da sede para as olimpíadas 2016, a agência Mentes Digitais fez um levantamento dos dados mais significativos relacionadas à escolha do Rio de Janeiro como cidade sede das olimpíadas.
No Facebook foram criados 16 grupos ligados às Olimpíadas 2016 no Rio. No Orkut, a maior comunidade ligada ao tema tem mais de 57 mil participantes, no Flickr são mais de 380 fotos ligadas às olimpíadas no Rio. No Twitter a frase Congratulatios Rio entrou no Trending Topics, ou seja, as palavras mais comentadas em todo o Microblogging.
“A torcida se estende do mundo físico ao mundo real, hoje, quase seis anos antes de acontecer o inicio dos jogos já vemos o movimento virtual pró Olimpíadas. Daqui seis anos viveremos um momento novo no mundo digital, teremos números ainda maiores”, explica o especialista em marketing digital, André Telles. 
Marketing – Além disso, os Jogos Olímpicos de 2008 mostram outros pontos de interação entre torcida e mundo Digital. Em Pequim 2008 algumas marcas aproveitaram para estender seus patrocínios com programas voltados para redes sociais.
Segundo Telles, a Lenovo criou 100 blogs de atletas, para se alinhar também com esportes menos conhecidos, como hóquei na grama e pentatlon moderno.
“A marca deu a eles laptops e câmeras, para que registrassem sua participação no evento. O projeto contou com parceria com o Google, que forneceu a tecnologia de blogs do Blogger e hospedagem de vídeos no YouTube. A ação foi complementada por um esforço com o Facebook, que permitiu aos usuários identificar seus perfis com os times olímpicos de seus países”, explica.
Outro iniciativa foi do McDonald"s que centra sua estratégia em torno de seu jogo de realidade alternativa "The Lost Ring", no qual os jogadores precisam resolver mistérios relativos aos Jogos. A atração já atraiu 2 milhões de visitantes de 100 países.

Por André Telles (Especialista em Marketing Digital, André Telles é publicitário formado pela PUC-PR em 1995, com especialização em Marketing pela FAE Business School, sócio da agência digital Mentes Digitais. Telles escreveu em 2005 o livro Orkut.com (primeiro livro no Brasil a tratar das Redes Sociais sob a ótica do marketing) e lançou este ano pela Editora Landscape o livro Geração Digital)
HSM Online
16/10/2009

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