quinta-feira, 10 de setembro de 2009

AS MELHORES MANEIRAS DE INCENTIVAR O CONSUMIDOR

SAIBA SE A CUPONAGEM É UMA BOA OPÇÃO

Ana Luiza Panazzolo


Como transformar seu cliente em um consumidor? Várias maneiras podem ser encontradas para tal conquista, mas uma delas, se realizada corretamente, pode se destacar no processo de crescimento da empresa. O Marketing de Incentivo possui um leque de alternativas para instigar o cliente. A cuponagem é uma das mais populares no mundo. Mas será que ela realmente funciona? Pesquisa encomendada pela Ampro e realizada recentemente pelo Instituto Ipsos nos pontos de venda, em 15 países diferentes, mostrou que no Brasil se os consumidores pudessem escolher um formato de promoção, as ações promocionais do tipo “achou, ganhou” e “pague um e leve dois” seriam as preferidas quando comparadas aos cupons para trocas ou descontos. Segundo Elza Tsumori, presidente da Ampro, a cuponagem nunca decolou no Brasil. Por volta da década de 1980, muitos acreditavam que a causa da impossibilidade de aplicar uma promoção baseada em cupons fosse da economia nacional que estava à beira do colapso, com a alta inflação. Porém, a situação não foi revertida após o Plano Real.

Quem sabe agora, com outros meios de divulgação, como a Internet e os celulares, a cuponagem possa vir a ser mais competitiva”, afirma Elza Tsumori.

“Nós temos uma herança cultural de inflação que desacreditou os brasileiros. Ou seja, a cuponagem se transformou em um paradigma cultural, pois nós somos imediatistas”, afirma Simone Rodrigues, Diretora de Criação da Saviezza Propaganda.

Uma ação de promoção de venda pode ser utilizada, primordialmente, para desovar mais rapidamente um estoque acima do normal; para reforçar a concorrência; aproveitar fim de alguma campanha comemorativa ou estimular a experimentação de um produto. “Esses objetivos sempre devem ser efetuados com uma promoção de curta duração e com objetivos claros para não devastar o valor da marca ou seu preço”, lembra Elza. Nos Estados Unidos, a cuponagem é uma ferramenta bastante difundida e de muito sucesso. Ela tem o papel de fixar os consumidores a um varejo, para comprarem mais vezes e fidelizá-los. Já aqui no Brasil, o custo de veiculação é alto, a credibilidade e o costume em utilizar cupons ainda não existem.

As tendências do marketing interativo para ações de cuponagem estão na tecnologia e nas novas metodologias”,afirma Simone Rodrigues.



TENDÊNCIAS DO MARKETING DE INCENTIVO

Para Simone, as tendências do Marketing Interativo estão na tecnologia e nas novas metodologias, como os cupons eletrônicos - práticos e imediatos. “Asnovas formas de ações promocionais, baseadas nas formas avançadas de tecnologia, trazem uma forma inovadora de comunicar e a promoção fica muito mais acessível ao consumidor”, complementa. Ao optarem pelo Marketing de Incentivo, as empresas devem analisar o target do seu público-alvo, para que haja afinidade dele com a empresa e seu produto, e também, tomar cuidado com a legislação, identificando o que pode e o que não pode ser feito. “Quem sabe agora, com outros meios de divulgação como a Internet e os celulares, a cuponagem possa vir a ser mais competitiva com as demais ferramentas de promoção de venda. Vemos alguns segmentos trabalhando com cuponagem eletrônica como a farmacêutica e sites de e-commerce”, afirma Elza. Na visão de Simone, a implementação da cuponagem no Brasil é, na verdade, uma questão de tempo. Como o brasileiro imagina que ganhar uma promoção é muito distante da sua realidade, as empresas precisam mostrar a esse consumidor os resultados, que eles são reais, que os vencedores são pessoas como eles, e que há, sim, chances reais de ganhar. “Essa é uma forma de agraciar o consumidor, de compensá-lo à sua fi delidade com a marca”, explica Simone.
Fonte: Revista Brasil Promo - Ed. Junho 2009.

Um comentário:

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