quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Tecnologia da realidade aumentada chegará às compras do dia a dia

Caros amigos,

Na segunda publiquei aqui que a realidade aumentada está chegando aos negócios. Vejam as utilizações possíveis e coloquem a imaginação para funcionar sobre o que acontecerá !

Abrs. T.

29/08/2009 - 10h10
Tecnologia da realidade aumentada chegará às compras do dia a dia
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AMANDA DEMETRIO
da Folha de S.Paulo
Nos próximos anos, a tecnologia da realidade aumentada deve chegar às lojas, diz Romero Tori, professor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). Segundo ele, os supermercados e museus usarão os marcadores para dar mais informações de obras e produtos aos consumidores.

"O usuário vai apontar o celular para um produto e verá na tela a imagem, acrescida de informações", explica.


Consumidor em mercado paulistano; realidade aumentada vai permitir uso da tecnologia para mais dados acerca de produtos

Também para os celulares, já foram criados alguns tipos de programas para guiar compradores.

Um exemplo é o NRU (www.zagat.com/nru), para telefones que operam com o Android. Ele mostra restaurantes e shoppings depois que a câmera é apontada ao seu redor.

Mas o uso nas compras não deve ficar restrito ao telefone inteligente. A Lego criou o Lego's Digital Box, uma espécie de terminal dentro da loja de brinquedos no qual a criança aponta a caixa e vê o brinquedo em três dimensões. Leia mais em bit.ly/legodigital.

Projeção holográfica

Quando o assunto é o futuro das compras, Roberto Calderón, diretor de novos negócios da ABCZ Comunicação Integrada, é mais ambicioso. Ele acredita que a projeção de imagens holográficas deverá se aliar à realidade aumentada nas lojas do futuro.

Segundo o diretor, será possível apontar um marcador para uma modelo holográfica em uma vitrine, por exemplo. Cada imagem "mostrada" mandará ela vestir uma nova roupa.

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O uso mais comum da tecnologia no Brasil ainda é na publicidade. Em um nível mais básico, o fabricante apenas imprime um marcador na divulgação do produto e pede que o comprador o exponha a uma câmera de computador, para ter uma surpresa. Segundo Calderón, um projeto desse sai por algo entre R$ 5.000 e R$ 10 mil.

Outras marcas estão usando a técnica para que o usuário possa personalizar o produto. Ele expõe um marcador à câmera e pode escolher os detalhes do carro que for comprar, por exemplo.

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