segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Realidade aumentada permite a união entre virtual e real

No link da notícia (abaixo)tem um infográfico mostrando como funciona.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u616397.shtml

As revistas já estão trazendo as aplicações e testes sobre o uso da realidade aumentada nos negócios.

29/08/2009 - 08h15
Realidade aumentada permite a união entre virtual e real
Publicidade

AMANDA DEMETRIO
da Folha de S.Paulo

O homem entra na sala, aponta para o nada e começa a interagir com projeções ou com a tela de um computador. Elementos virtuais são colocados na vida real como se isso fosse a coisa mais natural do mundo.

A cena --já vista em filmes como "Minority Report"-- pode não estar tão distante da sua vida. Essa mistura do real com o virtual, chamada realidade aumentada, deve se tornar comum nos próximos anos, segundo a empresa Gartner.

E quem pensa que essa tecnologia ficará restrita a um só grupo, pode se preparar. A previsão é que ela afete o jeito como se faz medicina, como se lê, como se joga, como se anda pela cidade e até como se aprende.

Estritamente falando, esse novo tipo de realidade "é o enriquecimento do ambiente real com informações virtuais a ele sobrepostas com precisão tridimensional, em tempo real e com possibilidade de interação." Quem define é o professor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) Romero Tori, que trabalha na área desde 2003. Tori a diferencia da realidade virtual --quando o real é "mascarado" para que só se perceba o virtual.

"E existem várias formas de se "aumentar" a realidade", ressalta o professor. Segundo ele, o jeito mais comum (e barato) é feito com os marcadores. Essas imagens são exibidas para uma câmera de computador que lê o que está ali e substitui o marcador por um objeto virtual.

Outro jeito de usar a tecnologia é com um capacete, que acopla a câmera à cabeça do usuário. "A câmera capta o ambiente, ao qual são acrescidos os objetos virtuais", diz Tori. Existe ainda a possibilidade de projetar os objetos virtuais.

E eu com isso?

Essa mistura pode parecer pertencer ao mundo da ciência, mas não é bem assim. Ainda não se pode prever exatamente como ou quando essa técnica irá afetar sua vida, mas existem indícios.

Tori conta que já são feitas pesquisas do uso na medicina. "Por exemplo, a projeção de um raio X sobre a pele do paciente, para ajudar na cirurgia."

Outro uso destacado por Hans-Jörg Ulmer, da Absolut Technologies, é o industrial -marcadores estão sendo usados na fase de testes de peças de navios. Já existem usos em games, educação e compras.

Sobre quando isso chegará a todos, não existe uma data precisa. No Brasil, ações de publicidade simples já foram vistas (leia mais em www.folha.com.br/circuitointegrado), e Roberto Calderón, diretor da ABCZ Comunicação Integrada -que trabalha com a tecnologia- prevê que, nas compras do Dia das Crianças, os brasileiros vão encontrar a tecnologia em alguns produtos. Tori é mais cauteloso, mas acha que "não demorará muito" para que os celulares e videogames incorporem a tecnologia.

domingo, 30 de agosto de 2009

Criminosos "caçam" vítimas usando Facebook e Twitter

Devido à proximidade do feriadão de 07 de setembro, considerei importante postar essa notícia. Nada de divulgar os planos de viagem nas redes sociais..
28/08/2009 - 16h36
Criminosos "caçam" vítimas usando Facebook e Twitter
Publicidade

da Reuters, em Sydney

Os usuários do Facebook mais entusiasmados com a chegada do feriado ou com um aparelho de alta tecnologia recém-comprado podem não apenas estar contando aos amigos, mas também a potenciais assaltantes, alertou uma seguradora nesta sexta-feira (28).

Um pesquisa com 2.092 usuários de mídia social, realizada pela empresa britânica Legal & General, descobriu que quase quatro a cada dez pessoas que utilizam sites de rede social, ou 38%, publicam detalhes de planos para o feriado. Outros 33% revelam informações sobre um final de semana fora de casa.
Gerald Herbert -23.jun.03/AP

Excesso de informações em redes sociais podem estimular crimes, segundo informou um relatório feito por empresa de segurança

"Juntamente com a descoberta de que uma proporção alarmante de usuários está preparada para ser contato de pessoas que na verdade não conhecem, isso apresenta um sério risco à segurança da casa e dos pertences do indivíduo", afirma a seguradora.

Em um relatório intitulado "O Criminoso Digital", a Legal & General informa que as pessoas usam sites de mídia social para se conectar com outras que são essencialmente desconhecidas, o que pode fornecer informação vital para potenciais ladrões.

Para testar quão rapidamente as pessoas aceitam "amigos" on-line, a pesquisa, conduzida pela Opinion Matters, envolveu o envio de cem solicitações a estranhos selecionados por acaso.

Dentre o total, uma proporção de 13% aceitou o convite no Facebook e 92% no Twitter, sem qualquer checagem.


Mas além destes novos "amigos", o levantamento descobriu que 64% daqueles com idade entre 16 e 24 anos compartilham seus planos para o feriado.

Segundo a pesquisa, homens são bem relaxados sobre dar informações on-line: 13% inclui o número do celular no perfil, contra 7% das mulheres. Quase 10% deles também divulgou o endereço, enquanto apenas 4% das mulheres o fizeram.

"Essa reação pode resultar em um completo estranho obtendo detalhes sobre interesses, localização e movimentos da pessoa dentro e fora de casa", sustenta a Legal & General.

Palestra: Política Externa dos USA no Governo de Obama

> O professor Carlos Milani, coordenador do Grupo de Pesquisa LABMUNDO, convida a todos para a palestra abaixo:
>
> Palestra: Política Externa dos USA no Governo de Obama
> Palestrante: Prof. Dr. Moniz Bandeira (Alemanha)
> Data: 10/09/09 (quinta-feira)
> Horário: das 18:00 às 20:00hs
> Sala: 20
>
> ______________________________________________
> Escola de Administração da UFBA - EAUFBA
> Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA
> Av.Reitor Miguel Calmon,s/n-Vale do Canela
> CEP: 40.110-903 - Salvador-Bahia
> Tel: (71) 3283-7339 / Fax: (71) 3283-7657
> Site: www.adm.ufba.br

Avanço da inteligência das máquinas preocupa cientistas

O artigo abaixo vem ao encontro do que discutimos sobre o post de Jacson acerca do troco da sociedade. Será que estamos no nível moral de uma sociedade que avança tanto tecnologicamente ? Leiam as preocupações dos cientistas.

JC e-mail 3824, de 11 de Agosto de 2009.

21. Avanço da inteligência das máquinas preocupa cientistas


Tecnólogos se reuniram na Califórnia para discutir efeitos do progresso tecnológico

Robôs que abrem portas e encontram tomadas para a recarga. Novos vírus de computador que ninguém consegue exterminar. Aeronaves não tripuladas que, apesar de ainda controladas por humanos, estão perto de se tornar máquinas capazes de matar com autonomia.

Impressionados com os avanços na inteligência artificial, cientistas da computação debatem a necessidade de limites a pesquisas que poderiam levar a uma perda do controle humano sobre sistemas computadorizados. A preocupação está relacionada à possibilidade de avanços adicionais produzirem perturbações sociais.

Apesar de os cientistas terem concluído que estamos longe de ver um HAL - o computador que assume o controle da nave no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço -, eles consideram legítima a preocupação com a possibilidade de o progresso transformar a força de trabalho por meio da destruição de uma ampla gama de ocupações, além de obrigar pessoas a aprender a conviver com máquinas que cada vez mais imitam humanos.

Os pesquisadores - que se reuniram no Centro de Convenções de Asilomar, na Califórnia - descartaram a possibilidade da criação de superinteligências centralizadas e a ideia de algum tipo de inteligência surgir espontaneamente a partir da internet. Mas concordaram que robôs capazes de matar com autonomia existirão num futuro próximo.

Eles deram atenção especial aos usos que criminosos teriam para sistemas de inteligência artificial. O que um bandido poderia fazer com um sistema de síntese vocal capaz de se fazer passar por uma pessoa? O que acontece quando a inteligência artificial é empregada para roubar informações de smartphones?

Também debateram possíveis ameaças a empregos humanos, como carros equipados com piloto automático, assistentes pessoais sob a forma de programas de computador e robôs de serviço doméstico.

A conferência foi organizada pela Associação para o Avanço da Inteligência Artificial (Aaai, em inglês). Ao escolher Asilomar como sede, evocou um evento marcante. Em 1975, os maiores biólogos do mundo se reuniram em Asilomar para debater a habilidade de moldar a vida por meio do intercâmbio de material genético. Preocupados com riscos biológicos e questões éticas, os cientistas suspenderam certos experimentos. A conferência resultou em parâmetros para a pesquisa com DNA recombinante.

O encontro para debater o futuro da inteligência artificial foi organizado por Eric Horvitz, pesquisador da Microsoft e atual presidente da associação. Ele disse acreditar que os cientistas da computação devem responder à ideia de máquinas superinteligentes e sistemas de inteligência artificiais tomados por uma fúria assassina.

A noção de uma "explosão da inteligência", na qual máquinas inteligentes projetariam modelos mais inteligentes, foi proposta em 1965 pelo matemático I. J. Good. Posteriormente, em palestras e romances de ficção científica, o cientista Vernor Vinge popularizou a ideia de um momento no qual humanos criariam máquinas mais inteligentes que os homens, causando uma mudança tão rápida que a "era da humanidade chegaria ao fim".

Essa visão é tida como plausível e perigosa por alguns cientistas, como William Joy, cofundador da Sun Microsystems. Outros tecnólogos, entre os quais se destaca Raymond Kutzweil, exaltam a chegada das máquinas ultrainteligentes, afirmando que elas trarão imensos avanços na extensão da vida e na criação de riqueza.

O relatório do encontro, a ser publicado ainda neste ano, tentará avaliar a possibilidade da "perda do controle humano sobre inteligências computadorizadas". O documento também lidará com uma série de temas socioeconômicos, legais e éticos, além das prováveis transformações no relacionamento entre humanos e computadores. Como seria, por exemplo, relacionar-se com uma máquina tão inteligente quando seu cônjuge?

Horvitz diz que o painel buscava maneiras de direcionar as pesquisas para que a tecnologia beneficiasse a sociedade. Algumas pesquisas, por exemplo, podem ser conduzidas em laboratórios de alta segurança.

Apesar de suas preocupações, Horvitz disse ter esperança de que a pesquisa da inteligência artificial possa beneficiar os humanos - e, quem sabe, até compensar as nossas falhas.
(O Estado de SP, 9/8)

Uma reflexão ao troco da sociedade : redes sociais e privacidade

Olá Jacson,

O seu post nos leva a refletir sobre como a privacidade das pessoas está exposta a todo o planeta com a combinação de celular + redes sociais, no caso o youtube. Ninguém pode mais se esconder. Ou seja, não há mais uma linha divisória entre a vida profissional e a vida pessoal. Já estamos sim na era do big brother cotidiano. Tenho alertado em sala de aula sobre as informações que vocês colocam no orkut - que podem prejudicá-los no emprego.

A sua reflexão é bastante pertinente : será que vocês, a partir de agora, podem ter comportamentos na sua vida privada que não seriam adequados ao que se espera de um administrador ? Será que todas as instâncias da vida pessoal são consideradas pertencentes ao mercado de trabalho? Trabalho e vida tornaram-se uma coisa só? Quais as implicações disso ?

Vejo todas essas questões à luz do filme Matrix, onde todos terão que estar enquadrados em um padrão pré-estabelecido. Não vi o vídeo da professora. Temos notícias de vidas profissionais e sociais destruídas por divulgação de vídeos das suas intimidades pessoais.

Bom, fica aí a reflexão.

Abrs. Thereza Olívia.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O TROCO DA SOCIEDADE

A polêmica sustentada na mídia referenciando a cidadã Jaqueline Carvalho autora da dança sensual praticada em uma casa de show local, proporcionou interpretações diversas do ponto de vista profissional, pessoal, acadêmico e social. Esse recorte evidencia uma discussão importante no palco da sociedade:
A teatralidade do cotidiano permite que fechem as cortinas quando saímos do trabalho para casa / da universidade para uma balada e etc., ou somos sempre o administrador da empresa xyz ou a professora Jaqueline Carvalho de uma dada escola de alfabetização pré-escolar? A sua identidade é representada pelo seu papel profissional? Se fosse José Sarney na prática de um ato secreto será que teria 10639 exibições no Youtube?

Comente, sua opinião é fundamental para o desenvolvimento da sociedade em todas as esferas.

Cadê a transparência no site da Câmara Municipal?

O site da Câmara Municipal do Salvador, disponível desde o dia 17 depois de várias datas de publicação e adiamentos é finalmente lançado, pena que esqueceram da transparência.

Informações incompletas sobre gastos de vereadores, contratos, verbas de gabinete...
Pelo visto vamos continuar aguardando a publicação do que realmente interessa à comunidade soteropolitana.

Fonte: http://www.assufba.org.br/

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CIOs estão satisfeitos com o trabalho

Em períodos de crise, a grama do vizinho não é a mais verde

SÃO PAULO – A crise não afetou a percepção dos CIOs americanos com o trabalho. Mesmo diante de reduções de quadro, salários congelados e cortes de orçamento, os executivos afirmam estar satisfeitos com o trabalho, de acordo com uma pesquisa da ExecuNet.

Cerca de 65% dos 306 CIOs que responderam às perguntas disseram estar satisfeitos com o trabalho. O índice é 11% maior que o verificado na pesquisa de 2008, quando um grupo de 286 profissionais respondeu ao estudo.

Como razões para alta satisfação com o trabalho, os CIOs citaram que têm prazer na função que desempenham (13%), têm uma boa relação com seus superiores (12,5%) e sentem-se confortáveis no contato com seus subordinados (10,2%).

Entre os que não estão felizes no trabalho, a limitação nas oportunidades de promoção (14%), os salários (11,3%) e a falta de desafios (10%) foram os principais motivos para o desânimo.

O presidente da ExecuNet, Mark Anderson, usou uma metáfora para explicar porque as pessoas ficam mais felizes com o trabalho em tempos de crise: “Elas se sentem mais felizes com o trabalho quando percebem que o gramado da casa ao lado se parece mais com um lamaçal”.

O crédito da foto é Ashley Rose/ Creative Commons.

TAGS: CIO

II Seminário Ética e Transparência nas Empresas de Pequeno Porte

Fieb e Sebrae fomentam responsabilidade social na Bahia

É possível ser ético e competitivo ao mesmo tempo? Para discutir estes temas, demonstrar sua importância no contexto empresarial e o quanto as empresas podem se beneficiar deles, o Sebrae e a Fieb promovem o II Seminário Ética e Transparência nas Empresas de Pequeno Porte.

Serviço:
O quê: II Seminário Ética e Transparência nas Empresas de Pequeno Porte
Quando: 10 de setembro
Horário: das 8h às 17h
Local: Hotel Fiesta Bahia
Endereço: Av. Antonio Carlos Magalhães, 711, Pituba - Salvador - Bahia
Informações e inscrições: semi.eticaetransparencia@maisacoesintegradas.com.br ou pelos telefones (71) 3276-5939 e (71) 3276-2639
Realização/organização: Fieb e Sebrae
O valor da inscrição é R$30,00

Post enviado por "Ana Rodrigues" , aluna do 6o semestre de Adm

Projeto X-Gov quer diversificar mídias para dialogar com cidadãos

» Internet » Governo Eletrônico

Projeto X-Gov quer diversificar mídias para dialogar com cidadãos
Por Redação do IDG Now!*
Publicada em 24 de agosto de 2009 às 08h53


Conceito de 'crossmedia' inspira software que ampliará a interação dos gestores públicos com a população, com uso do e-mail, SMS e TV Digital.

Uma equipe de profissionais desenvolve ferramentas para ajudar governos a implementar o conceito de crossmedia (uso cruzado de múltiplos meios de comunicação) em serviços eletrônicos de atendimento ao público, para ampliar e facilitar a interação com os cidadãos.

Coordenado pela professora Lucia Vilela Leite Filgueiras, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o Projeto X-Gov foi criado em outubro de 2007 no âmbito do Instituto Virtual de Pesquisas FAPESP-Microsoft Research. A proposta é facilitar o processo de produção de aplicações de mídia cruzada pelo gestor público, para que ele desenvolva serviços mais rapidamente e se beneficie das novas tecnologias.

“Acreditamos que isso será melhor para o cidadão porque a diversidade de mídias dá maior alcance e disponibilidade no acesso ao governo. Sabemos que é difícil para o gestor público criar um serviço que use de forma integrada as várias mídias. Por isso, estamos desenvolvendo um software que facilitará esse processo”, explicou Lucia à Agência FAPESP.

Embora bastante usado na publicidade e em jogos, na esfera governamental os pesquisadores não viram ainda nenhuma outra abordagem semelhante, nem no Brasil nem no exterior. De acordo com a coordenadora do projeto, o trabalho está atento à maneira como as novas gerações, mais acostumadas com as mídias digitais, vão querer se relacionar com o governo e exercitar sua cidadania nos próximos anos.

“Essa geração nativa digital – que já nasceu com celular, televisão e internet – acha muito natural trabalhar com tudo isso ao mesmo tempo. Desejamos ajudar os gestores públicos a fazer um governo eletrônico para essa geração”, disse.

Com as novas tecnologias pode-se, por exemplo, mandar uma fotografia pelo celular para mostrar que uma obra está sendo mal feita ou fazer denúncias de desrespeito às leis. Os órgãos públicos podem ainda substituir cartas ou mesmo o e-mail por mensagens de celular (SMS) para notificar as pessoas mais rapidamente sobre o andamento de determinados processos.

O Projeto X-Gov permitirá transições entre e-mail, SMS, TV digital e web, entre outros. A ideia é que o link entre celular e TV possibilite que um determinado conteúdo acessado por celular – um vídeo de instruções, por exemplo – seja exibido também na televisão, sem prejuízo ao que estava acontecendo no celular.

No desenvolvimento do servidor que faz toda a orquestração dos usuários no crossmedia, os pesquisadores estão criando uma linguagem de programação específica e trabalhando na comunicação entre o sistema e o gestor público, para facilitar que esse crie o plano de seu serviço.

A previsão é que o framework esteja funcionado até outubro, com os componentes dos blocos de construção das tarefas de governo e das transições entre mídias. A partir daí a equipe deseja realizar uma etapa de testes com usuários.
*Com informações da Agência Fapesp
http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/08/24/projeto-x-gov-quer-diversificar-midias-para-atender-cidadaos/

Internet pela tomada está liberada no Brasil

Gente,

Vamos torcer muito para que essa implantação chegue logo por aqui, e com baixo custo !
Chega de sofrer com as companhias telefônicas. Os testes pilotos em outras cidades estão funcionando muito bem. Além disso, abre as perspectivas para a população de baixa renda que não tem acesso à internet.

Na torcida, Bjs. T.

Internet pela tomada está liberada no Brasil

26/08/09

Depois de adiar duas vezes a votação, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) finalmente aprovou nesta terça-feira (25) as regras para o uso da internet via rede elétrica no Brasil e também para transmissão de vídeo e voz, viabilizando os serviços de TV por assinatura. Conhecida mundialmente pelo nome de BPL (Broadband over Power Lines) ou PLC (Power Line Communications), o novo sistema também já recebeu o aval da Anatel.

A internet via tomada promete democratizar o uso da web, pois mais de 90% da população brasileira tem acesso à eletricidade. Comunidades em áreas rurais e de baixa renda, por exemplo, poderão usufruir o sistema. Além disso, a novidade irá estimular a competição em um mercado dominado pelas empresas de telefonia fixa. Hoje, o serviço de banda larga é restrito a 11 milhões de assinantes.

Para se conectar, basta adquirir um modem compatível e plugar na tomada. A velocidade de conexão poderá chegar a 200Mps o que é considerado um número relativamente alto. As datas para implementação e o preço do novo sistema ainda não foram definidos.

Antônio Rosa, superintendente comercial da Rede TV! e autor do livro “Atração Global – A Convergência de Mídia e Tecnologia”, acredita que a internet via rede elétrica tem tudo para vingar no Brasil. “Com certeza dará muito certo, a CEMIG, de Minas Gerais está a frente das demais operadoras, pois testa o sistema a mais de cinco anos. A Eletropaulo, em São Paulo e a Light no Rio de Janeiro, também já solicitaram para Aneel liberação para comercialização do produto.”

Como funciona

O PLC é uma tecnologia utilizada há muito tempo e em diversos países como explica Rosa. “Tudo começou em 1991 em Manchester, na Inglaterra quando foi testada pela primeira vez.”

A implementação do projeto não deve ser complexa, pois toda a transmissão de dados será feita pela estrutura já existente de distribuição de energia elétrica. As companhias telefônicas terão que disponibilizar a utilização de suas redes para os interessados em explorar o serviço de transmissão de dados ou poderão abrir empresas subsidiárias.

Além disso, 90% da receita auferida por ela com o aluguel da rede serão encaminhados para a modicidade da tarifa de energia elétrica, ou seja torná-la acessível, e os outros 10% ficarão para acionistas. O valor do aluguel será negociado entre as partes.

A demora da Aneel para aprovar as regras do PLC pode ser atribuída ao conflito de interesses entre as companhias de telefonia, TV por assinatura e provedores de internet. “As empresas do setor poderiam operar o chamado e desejado Triplo Play, que é o envio de: Dados, Telefonia e Televisão. Então a Aneel teve que consultar a Anatel, que e a agência reguladora do setor de comunicação e isto está gerando um enorme estresse, pois esta modalidade concorreria diretamente com as operadoras de telefonia, tv por assinatura e provedores de internet”, afirma Rosa.

Problemas

Há ainda outros empecilhos que colocam em dúvida a eficácia da internet via tomada. Teme-se que os fios de cobre com que a frequência interferira em alguns equipamentos eletro-eletrônicos, por fazer com que os dados gerem ruído no espectro eletromagnético.

Também existe a possibilidade de que o sinal de rádios e outros interfiram na conexão. Mas, a solução do problema pode ser simples, basta as concessionárias de energia instalarem uma grande quantidade de repetidores e roteadores junto aos transformadores, para amplificar o sinal de dados e evitar as oscilações nos pontos de segmentação da rede elétrica.

Por Suzana Leite

Colaborou: Marcelo Gripa
http://www.adnews.com.br/telecom.php?id=92984

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dinamismo é chave em área digital

Caros Amigos,

A reportagem abaixo é da Folha de São Paulo de ontem :"Ser proativo e ter interesse na ramo de mídias sociais conta mais que diploma específico". Considerei importante para as suas carreiras. Sugiro que leiam.

No Jornal A Tarde de ontem, domingo, 23/08, a reportagem de capa também é de extrema importância:"Twitter é nova arma na busca por vaga". Tem uma lista de perfis com ofertas de vagas.

Temos que ter uma visão crítica, consciente e sensível sobre o alcance e poder das redes sociais, mas enquanto caminhamos não podemos desprezá-las.

Bjs. T.
São Paulo, domingo, 23 de agosto de 2009


Dinamismo é chave em área digital

Ser proativo e ter interesse na ramo de mídias sociais conta mais que diploma específico
DA REPORTAGEM LOCAL

Jornalistas, publicitários, biólogos, veterinários, arquitetos. Não há uma formação única de blogueiro, mas algumas características que os unem na elaboração de blogs ou na manutenção de Facebook organizacional, por exemplo.
Nas agências, estar inserida nas mídias sociais, ter boa comunicação, ser uma pessoa dinâmica e ter interesse no tema sobre o qual vai escrever faz mais diferença na contratação do que qualquer diploma, destaca Mario Soma, diretor-executivo do Grupo RMA.
Algumas vezes, quem cumpre essa função é o presidente da empresa. Cabe a ele abastecer a página de novidades sobre o mercado e a companhia.
O engenheiro Stelleo Tolda, 41, diretor-presidente do MercadoLivre.com, é um deles. Há três anos, alimenta o blog, que trata do mundo digital, com um post a cada dois dias.
Os funcionários começaram a ler e, indiretamente, a fazer parte do processo.
Ainda que não fossem os autores dos posts, foram os primeiros a acompanhá-los. Alguns ainda se aventuravam a deixar comentário e sugestão.
"No começo, eu escrevia para eles", resume Tolda.

Vitrine interna
Na Amadeus, de tecnologia para a indústria de viagens e turismo, todos os colaboradores podem contribuir para o blog interno da companhia. Não importam formação, área de atuação ou tempo de casa.
Dos 100 colaboradores, 40 postam frequentemente, mas são os setores de vendas e suporte e serviços ao cliente os mais participativos.
A colaboração não é remunerada, mas serviu de vitrine para que alguns profissionais se posicionassem de outra forma.
"Isso abriu um novo campo de atuação para algumas pessoas, que migraram de suporte e treinamento para projetos estratégicos", destaca o gerente de marketing, André Fróes.
No Twitter, em primeira mão
Site de microblog abre espaço para que figuras públicas entrem em contato direto com seu público
José Antonio Lima e Renan Dissenha Fagundes

Nesta quinta-feira (20) o senador Aloizio Mercadante anunciou em seu perfil na página de microblog Twitter que deixará a liderança do Partido dos Trabalhadores no Senado. “Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável”, escreveu o senador, quase três horas antes do horário marcado para seu pronunciamento no plenário. Esta não é a primeira vez que uma pessoa pública libera informações que poderiam ser exclusivas de algum veículo de imprensa diretamente para seus seguidores no Twitter, e nem a primeira vez que isso envolve um afastamento.

No começo deste mês, Paula Abdul informou que deixaria o programa American Idol, no qual era jurada desde 2002; antes, em junho, o técnico Vanderlei Luxemburgo usou o Twitter para comunicar sua demissão do Palmeiras. “Esse comportamento é previsível", afirma Elizabeth Saad Corrêa, professora de jornalismo na Universidade de São Paulo (USP). “As mídias sociais servem para isso mesmo: falar com seu público, ir direto ao ponto que interessa”. Para Elizabeth, não há uma vontade de furar ou driblar a imprensa. “Esse é mais um canal”, disse. “A grande imprensa precisa correr atrás, usar o Twitter, seguir fontes em potencial que tenham um perfil no site. É uma nova forma de estar em contato com essas fontes, talvez até de reportar com mais velocidade”.

Saiba mais

* »Pelo Twitter, Mercadante anuncia saída da liderança do PT
* »Twitter é derrubado por ataques online
* »Twitter é mais popular entre adultos do que entre adolescentes
* »O Twitter vê e mostra tudo

Eugênio Bucci, também professor de jornalismo da USP e ex-diretor da Agência Brasil, concorda que anúncios como o feito por Mercadante nesta quinta-feira escancaram o fato de que a imprensa não é a única alternativa para que a notícia circule. Ele pondera, no entanto, que isso já ocorria antes. “Notas oficiais, entrevistas coletivas transmitidas ao vivo e comunicados ao público já cumpriam esse papel”.

Embora possa ajudar a apuração jornalística, o Twitter também pode se apresentar como uma dificuldade para outra área da comunicação - as assessorias de imprensa, que precisam controlar o que é ou não divulgado por seus clientes no site. Por completo desconhecimento da ferramenta, o ator Bruno Gagliasso, no começo de julho, divulgou seu número de celular em uma troca de mensagens com Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas. Gagliasso tem 19 mil seguidores que recebem suas atualizações no site. “Talvez as assessorias tenham que convencer seus clientes a não escreverem sobre algumas coisas”, afirma Elizabeth.

Outro problema do Twitter é a possibilidade de fraudes e informações falsas circularem em velocidade frenética. No dia 19 de maio, por exemplo, a morte do ator Patrick Swayze, estrela de Ghost, foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. O problema é que o ator, que faz tratamento de câncer no pâncreas, continua vivo.

Para Eugênio Bucci, episódios como esse servem para reforçar o papel analítico da imprensa. “O Twitter é um mero transportador de informação e não é nessa função que o jornalismo é essencial”, diz. “A imprensa é importante pois só ela tem a condição de contextualizar aquela informação e promover uma leitura independente”, afirma.

Confira algumas informações que apareceram antes no Twitter:
Aloizio Mercadante, senador por São Paulo
Arquivo / Ag. Senado
Depois de ameaçar deixar a liderança do PT no Senado na terça-feira (18), o senador Aloizio Mercadante decidiu nesta quinta-feira (20) realmente se afastar do cargo. Informou a todos pelo Twitter: "Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável", escreveu. Também contou pelo site que não deixa o partido, e depois que, antes de um pronunciamento no Senado, se encontrará com o presidente Lula.

Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia
Divulgação
Arnold Schwarzenegger, governador do Estado americano da Califórnia, estava voando para Santa Monica, em junho, quando seu avião teve que fazer um pouso de emergência devido a um princípio de incêndio na cabine de comando. Como um bom exterminador, o governador ficou calmo. "Um pouco de aventura agora quando meu avião teve que fazer um pouso de emergência. Mas tudo está bem", escreveu, postando junto uma foto do avião já em terra.

Vanderlei Luxemburgo, técnico de futebol
Arquivo Ag. O Globo
O técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo anunciou pelo Twitter, no fim de junho, que havia sido demitido pelo Palmeiras. "Não sou mais técnico do Palmeiras. Fui demitido por discordar das atitudes do [atacante] Keirrison". O curioso é que o fato que irritou a diretoria do clube foi um tweet no qual Luxemburgo ameaçava afastar Keirrison do Palmeiras após ele negociar sua transferência para o exterior.

Paula Abdul, cantora e apresentadora
Divulgação
Em julho, o empresário da cantora Paula Abdul afirmou ao site da revista People que ela não deveria continuar como jurada do reality show American Idol, um fenômeno mundial de audiência. O anúncio oficial foi feito pela cantora pelo Twitter, em 5 de agosto. "Com tristeza no meu coração, decidi não voltar ao 'Idol'", escreveu.

Nelsinho Piquet, corredor
AP
O piloto brasileiro Nelsinho Piquet já usou o Twitter para dar informações importantes sobre sua carreira na Fórmula 1. No dia 14 de julho, ele usou o microblog para desmentir a notícia de que havia sido demitido da Renault. Em 3 de agosto, o brasileiro, por meio de um tweet, confirmou que estava mesmo deixando a equipe.

Fonte: Revista Época
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI88959-15224,00-NO+TWITTER+EM+PRIMEIRA+MAO.html

O post foi enviado pela estudante "Cristiane Souza" do 6o semestre de Adm da F2J

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ti Verde

Muito além da TI verde

Participar das ações de sustentabilidade e criar projetos de preservação para outras áreas são iniciativas que geram grande visibilidade à carreira do CIO dentro e fora da companhia.

Empresas de todo o mundo estão, neste momento, investindo em ações de sustentabilidade e esta é uma excelente notícia para a carreira dos CIOs. Afinal, estar à frente de iniciativas ligadas ao meio ambiente pode render uma ótima visibilidade dentro e fora da companhia e a valorização do passe do executivo de TI. Soluções de impacto ambiental, dizem os especialistas, devem começar com um bom business case, que tenha como foco custos, benefícios e análise de riscos. Qualquer semelhança com projetos de TI não é mera coincidência. Por isso, além da preocupação natural de tornar a área de tecnologia mais verde, as grandes empresas esperam que seus CIOs contribuam mais com as outras áreas, para difundir a importância de investir em projetos ambientais. “Sustentabilidade, responsabilidade social e TI verde ganham cada vez mais destaque nas estratégias corporativas e os gestores de tecnologia devem ter em mente que isso é muito mais do que trocar equipamentos”, diz Eduardo Petit, sócio-diretor da Max Ambiental, especializada em iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável.

Muitas vezes o CIO tem boas idéias para sugerir, mas não sabe por onde começar. “Um bom caminho é criar um projeto piloto que apresente os problemas e as soluções de maneira prática. Trazer cases de sucesso de outras organizações também conta pontos”, afirma Petit. Números e pesquisas comprovam a tendência e podem ajudar no convencimento do board. Um levantamento realizado pela consultoria IDC, por exemplo, mostra que 80% dos executivos brasileiros dizem que iniciativas de TI verde estão crescendo em importância nas suas organizações, e 43% ressaltam que, na hora de escolher um fornecedor, já prestam atenção nas suas ações de preservação ambiental. Há até bem pouco tempo, essa era uma questão distante, mas hoje as vantagens econômicas estão impulsionando os investimentos em sustentabilidade e meio abiente. “Os CIOs e demais diretores das empresas devem estar atentos para antever as oportunidades ligadas ao verde”, afirma Petit.

Carlos Delpupo, diretor do Instituto Totum, consultoria especializada em projetos de sustentabilidade, afirma que quando um executivo de TI atua de forma consistente em ações de responsabilidade social e projetos ligados ao meio ambiente, sua empresa passa a ser percebida com mais valor pelo mercado e pela sociedade.
“O papel do CIO deve ser o de entender onde as operações de sua companhia têm mais efeito no meio ambiente. Assim poderá contribuir para minimizar o impacto com inovações e tecnologia”, diz Delpupo.
Um bom começo para o diretor de tecnologia que quer abraçar a causa da preservação é estudar o tema. Algumas instituições têm cursos específicos. A Fundação Dom Cabral, por exemplo, oferece o curso Gestão Responsável para a Sustentabilidade, destinado a empresários, diretores e gerentes que desejam incorporar o assunto em suas práticas de gestão. Os alunos aprendem a usar ferramentas gerenciais que ajudam, na prática, a empresa a ser ecologicamente responsável.


Publicado originalmente na Corporate

Ti Verde

O porquê de ser verde

A preocupação com economia de energia e corte de gastos sempre existiu dentro das empresas. No caso da TI, a preocupação é ainda maior, já que os data centers costumam ser os maiores sugadores da energia elétrica de uma companhia. Só para se ter uma idéia, num banco, por exemplo, a energia que a TI utiliza pode chegar a quase metade de todo consumo da instituição.
Agora, as questões ambientais e o aquecimento global entraram na pauta do mundo corporativo. E a necessidade de reduzir o consumo energético da TI ganhou nova embalagem e recebeu o nome de TI Verde.
Uma pesquisa do site americano CIO Insight com 147 executivos, apontou as principais razões que motivam os profissionais e suas empresas a lançarem iniciativas verdes. Para 74% deles a razão número um para ser verde é a consciência ambiental. Em seguida aparece a necessidade de cortar custos, citada por 73% dos profissionais. Em seguida apareceram os benefícios para a imagem da empresa (64%), as determinações legais (25%) e a pressão dos acionistas e da opinião pública (14%).
Novidade ou não, o que se vê é que a onda verde que tem invadido o mundo S/A é muito bem-vinda e, não só deve, como está sendo aproveitada por quem dá as cartas da tecnologia das empresas.

Referencia de: Info Corporation Silvia Balieiro

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O projeto Aurora, uma possibilidade sobre o futuro dos navegadores

Esse post foi enviado por Heronildo, Bacharel em ADM com Sistemas de Informação, pela F2J.

Descreve um novo conceito de navegação pela web, que envolve o conceito de redes sociais, que estamos estudando no curso. Vale a pena conferir a notícia completa no link abaixo.

http://www.baixaki.com.br/info/2597-o-projeto-aurora-uma-possibilidade-sobre-o-futuro-dos-navegadores.htm

Muito bom ver os ex-alunos, e eternos amigos, por aqui.

Valeu, Heronildo.

Bjs. T.


O projeto Aurora, uma possibilidade sobre o futuro dos navegadores
Por Danilo Amoroso
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Está em desenvolvimento um navegador que leva a interatividade a outro nível. Confira tudo neste artigo.

A Mozilla – desenvolvedora do Firefox – já tem uma carta na manga que pode substituir não somente este navegador que cresce a cada dia, mas também revolucionar a maneira como navegamos pela internet. É o Aurora, um conceito de navegador desenvolvido pela Adaptive Path – uma empresa que trabalha em conjunto com diferentes empresas.

O projeto Aurora faz parte de uma iniciativa da Mozilla Labs para encorajar designers e desenvolvedores com novas ideias e visões sobre o futuro da navegação e da Web como um todo. O principal objetivo dessa série de conceitos é facilitar a discussão e definir os rumos do Firefox e da internet em geral.

Enquete

Para você, qual a área prioritária para a oferta de serviços público via celular?
  • Educação
  • Previdência Social
  • Trabalho e emprego
  • Saúde

Acessem o site: http://www.governoeletronico.gov.br

Para mim, a área é trabalho e emprego.

O poder das redes sociais

O caso da Nextel é significativo para analisarmos o poder das redes sociais mediadas por computador.

É um exemplo da aplicação do marketing informacional, que, conforme temos discutido, sinaliza para o futuro do marketing.

Vejam a reportagem no Portal da Revista Exame.
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0948/gestao/cliente-melhor-vendedor-485506.html

O cliente é o melhor vendedor

Inspirada no poder das redes sociais, a Nextel transformou usuários em vendedores e se tornou uma das operações de telefonia mais rentáveis do país

Germano Lüders
Chaia, da Nextel: modelo do Orkut e do Facebook

Por Carolina Meyer | 23.07.2009 | 00h01

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Reportagens sobre Twitter

Olá professora Thereza

Saiu nas bancas a edição 67 da Dicas InfoExame sobre o Twitter.

Além disso, uma reportagem sobre o assunto foi ao ar na edição de hoje (17/08/09) do Jornal Hoje

abraços e tudo de bom

NeoBahiano

domingo, 16 de agosto de 2009

Feira do Empreendedor SEBRAE

Gente,

As inscrições para a Feira do Empreendedor do Sebrae são até 12 de outubro. As inscrições são gratuitas, mas podem acabar logo.

Visitem http://www.feiradoempreendedor.ba.sebrae.com.br/

Abrs.

Thereza.

Novos Gestores na Bahia

Caros alunos,


Estou muito feliz, em apenas um dia já temos posts e comentários batante instigantes e interessantes.

Esse blog é de vocês, alunos e ex-alunos da F2J. Que seja uma trilha de encontros,discussões, informações e educação continuada, para além das salas de aula.

Estamos em piloto, aos poucos vamos trazendo outros parceiros para cá.

Observem que a assinatura/conta é Novos Gestores na Bahia. Tem múltiplos significados.

Pensamos numa gestão contemporânea, que tem as relações de produção com bases nas novas tecnologias da informação, porém deslocando a visão tecnocêntrica para uma perspectiva centrada no ser humano, o que implica em cidadania, qualidade de vida, respeito e dignidade no trabalho, inclusão social, e as dimensões éticas e sócioambientais que estão presentes nesse contexto.

Acredito em novos gestores capazes de pensar e transformar as organizações do nosso estado no seu desenvolvimento econômico, tecnológico, social e humano, e construtores de uma sociedade crítica, sensível e consciente.

Sejam bem-vindos. Assumam o espaço.

Abraços e boa sorte !

Thereza Olívia.

Especialistas discutem as características das comunidades virtuais

As comunidades virtuais se tornaram um fenômeno no Brasil. De acordo com o último estudo do Ibope/NetRatings, divulgado no final de outubro de 2007, 90% dos mais de 39 milhões de internautas brasileiros, considerando residências, trabalho e lan houses, participam de alguma comunidade na web.
Segundo a mesma pesquisa, serviços como blogs, fotologs, MSN e comunidades virtuais são os grandes responsáveis pelas mais de 23 horas mensais que os brasileiros navegam na rede. A Internet é vasta em comunidades virtuais, os mais variados assuntos e idéias podem ser encontrados, debatidos e compartilhados entre internautas com gostos em comum.
Ambientes virtuais e suas criações - No artigo "Building online communities", o autor, Doug Sheppard, editor técnico da O'Reilly Network enumera algumas questões para a criação de comunidades virtuais, coisas como porque a comunidade deve existir, quais os benefícios que os participantes terão, por que alguém se interessaria por uma iniciativa assim, entre outras perguntas que devem ser pensadas para o sucesso de uma comunidade.
A aprendizagem é uma das vertentes das comunidades virtuais. Baseado em programas desenvolvidos por universidades nacionais e internacionais, como UFRGS, Unicamp, Harvard, Stanford, entre outras, Brasilina Passarelli, investigadora do Núcleo Escola do Futuro, da USP, e docente do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA-USP, criou um programa de comunidades virtuais de aprendizagem.
Os quatro ambientes desenvolvidos (jornal interativo, educação à distância, projetos e pesquisas) envolveram mais de 2.500 escolas públicas e 6 mil alunos. "Eu tentei ter o olhar de um antropólogo analisando as comunidades. Fiz pesquisas para encontrar o perfil dos usuários e atores das comunidades virtuais e vi que todos os participantes estavam bem motivados e abertos para novas idéias", explicou Brasilina, no lançamento do livro Interfaces Digitais na Educação: alucinações consentidas, baseado na criação dos projetos. A autora desenvolve mais três pesquisas de mestrado na área de comunidades virtuais.
O impacto das comunidades virtuais se reflete também no mercado empresarial. A Papagallis, comunidade dirigida pelo jornalista Luiz Algarra, desenvolve serviços de world café, círculos reflexivos, desconferência e orientação para implementação de ambientes virtuais para redes sociais de conversação, além de manter um wiki sobre aprendizado informal. A empresa elabora projetos para comunidades, empresas e organizações como Natura, DW Consulting/Aliz, Academia Bio Ritmo, Ministério da Cultura, entre outras.
"A Papagallis não surgiu a partir de uma percepção de mercado, nasceu pela espontaneidade de alguns de nós que buscavam coerência entre nossa vida pessoal e atuação profissional. Então nossas experiências pessoais anteriores se combinaram, tecnologia, redes sociais, ativação de grupos e comunicação democrática se encontraram num espaço de ação a que chamamos Papagallis", explica o diretor.
Ferramentas de relacionamento - Na web há várias ferramentas de relacionamento, como Ning, Elgg, Orkut, Facebook e Icox, que possibilitam a criação e participação de comunidades virtuais. Um exemplo é o Linkedin, que aproxima profissionais do mesmo ramo para discussões e troca de conhecimentos.
O jornal francês Le Monde mapeou as principais redes sociais no mundo. My Space lidera na América do Norte com 223 milhões de horas por mês, seguido pela América do Sul, com 156 milhões de horas no Orkut, Europa com 65 milhões no Bebo, Ásia-Pacífico, com 90 milhões no Friendster e África com 16 milhões de horas por mês.
Os encontros fora o ambiente on-line também são uns dos recursos de interação utilizados para aproximar os integrantes das comunidades, na troca e discussão de idéias.
"Formar uma comunidade é só o primeiro passo, o segundo é gerenciar. Se não houver um bom gerenciamento não há interatividade, nem sentimento de pertencimento", explica Marcos Palácios, professor da Universidade Federal da Bahia e coordenador do grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line da Facom.
Comunidades ou apenas agregações eletrônicas? - Alguns especialistas afirmam que nem todos os grupos de relacionamento podem ser chamados de comunidades, já que em muitos casos, os participantes desenvolvem poucos vínculos entre si. "Na web existem comunidades e agregações. A diferença das comunidades é que há interatividade e cooperação. Mas uma agregação também pode virar uma comunidade no decorrer do tempo", analisa a jornalista, professora e pesquisadora da Universidade Católica de Pelotas, Raquel Recuero.
Palácios acredita que há muita diversificação nos ambientes virtuais. "O conceito de comunidade virtual se expandiu até agregar coisas muito diversificadas", afirma. Para ele é fundamental o sentimento de pertencimento à comunidade. "É necessário que as pessoas tenham esse sentimento, independente de participação ativa. O fato das pessoas não participarem tão ativamente não significa que não tenham interesse".
"Gente espalhada pelo mundo se encontra, troca uma fala, compartilha um código e se reconhece em diálogos não-organizados. Será isto uma comunidade? Depende de quais critérios são usados para avaliar isto. Então podemos refletir sobre nossos critérios e não apenas invalidar algo que está acontecendo e que independe de nossa vontade", analisa Luiz Algarra.
Para Pedro Dória, colunista do caderno Link do O Estado de S. Paulo, onde há conversação contínua e interatividade, como listas de discussão, blogs, e até mesmo o Second Life, existem formas de comunidade. "Há muitos modismos na Internet, antes se dizia que os textos para web tinham que ser curtos, agora se diz que para ser considerada uma comunidade deve haver colaboração. Isso depende muito", afirma Dória.


Marcos Palácios lista os elementos que caracterizam uma comunidade virtual:

1- Sentimento de pertencimento
2- Territorialidade
3- Permanência
4- Ligação entre o sentimento de comunidade
5- Caráter corporativo e a emergência de um projeto comum
6- Existência de formas próprias de comunicação

Fonte:http://www.comunique-se.com.br
Disponível em: 16/08/2009

sábado, 15 de agosto de 2009

Menos burocracia: mais cidadania ?

Brasília, 12/8/2009 – A partir de agora, o cidadão comum será tratado com menos formalidades pelo Governo Federal na hora de resolver assuntos burocráticos, ao ser dispensado de apresentar um número excessivo de documentos. Os detalhes dessa nova postura estão previstos no Decreto Presidencial de nº 6.932, publicado nesta quarta-feira, 12 de agosto, no Diário Oficial da União.

A idéia central do decreto é reduzir ou eliminar procedimentos desnecessários e supérfluos e organizar a administração federal para agir de forma integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos que digam respeito ao Governo Federal.

Com isso, o Poder Executivo espera aperfeiçoar a interação com a população, priorizando nas relações com o cidadão a presunção de boa-fé, além de facilitar o dia-a-dia dos brasileiros com menos burocracia.

Contribuição de José Sérgio, 5o semestre de Administração da F2J

Número de viciados em internet cresce no Brasil e no mundo

Fonte:http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2009/08/14/ult4213u809.jhtm
14/08/2009 - 08h00

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
No início do mês, um adolescente de 15 anos morreu espancado em uma clínica de reabilitação para viciados em internet, no sul da China. O problema, mais divulgado no país asiático, tem se espalhado por todo o mundo.

Apesar de não haver consenso, de acordo com um estudo da Universidade La Salle, divulgado em 2008, há um total de 50 milhões de adictos na web.

Um relatório da entidade de psicologia britânica Advances Psychiatric Treatment estima, por sua vez, que o número de compulsivos gira de 5% a 10% do total de internautas no mundo (estimados em 1,3 bilhão de pessoas, de acordo com o Internet World Stats) —isso dá cerca de 100 milhões de pessoas.

Qualquer que seja o número real, o fato é que a cada dia mais e mais pessoas têm compulsão por usar a internet. Seja a web como um meio para alcançar o vício como sites com pornografia ou que realizam jogos online, por exemplo, ou o vício pela própria internet. Não é pouco comum pessoas que passam horas em frente à tela do computador, acessando e-mails, navegando no Orkut, pulando de página em página eletrônica, sem qualquer objetivo específico, mas "estando conectado".

Clínicas que atendem a pacientes em São Paulo, como o Proad (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o NPPI (Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tem a demanda aumentada mensalmente.

"Não há um estudo solidificado do número de dependentes de internet no Brasil ou no mundo. Mas, de acordo com nossa experiência empírica, acreditamos que este número vem subindo paulatinamente", diz Aderbal Vieira, do Proad. Para comprovar essa escalada, a professora Rosa Farah mostra os números de atendimentos realizados pela PUC desde 2006 até 2008, quando foi realizado o último levantamento.

"Em 2006, o grupo de atendimento recebeu quinze e-mails solicitando orientação com relação ao vício. Em 2007, foram cinqüenta e-mails com pedidos de orientação", conta. "Houve um crescimento considerável. Para se ter uma idéia, somente no primeiro semestre de 2008, houve um total de 31 e-mails relatando problemas".

Nesta reportagem, você confere como funcionam os tratamentos nas duas clínicas e em outras iniciativas ao redor do mundo. Além disso, descobre de que forma pode-se identificar se há o problema do vício e como combatê-lo. Por fim, há um teste que visa, de forma genérica, indicar se você pode ter o problema.